Pular para o conteúdo principal

Estudando o Sistema Digestório

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre o sistema digestório dos seres humanos. Este assunto, importante para o entendimento do nosso corpo e para a realização das questões referentes a biologia no Enem, será abordado da seguinte maneira: explicaremos a função do sistema, e faremos uma descrição rápida das suas partes, evidenciando os aspectos principais deste importante sistema.
Todos os órgãos e glândulas anexas que compões o sistema digestório possuem como função principal realizar a digestão dos alimentos, ou seja, processar os alimentos que comemos, retirando o máximo possível de nutrientes e eliminando as partes que não são aproveitáveis. Para que isso seja possível, o alimento precisa passar por uma série de processos químicos e físicos, para que seja devidamente processado. Vamos estudar então os órgãos que compõem o sistema digestório, que são: bocafaringeesôfagoestômagointestino delgado e intestino grosso.

Início do sistema digestório: Boca

Todo o processo de digestão se inicia na boca! Através da mastigação, além da umidificação através da saliva, se dá inicio ao processo de digestão. Além disso, a enzima ptialina, presente na saliva, dá o início a digestão de alguns carboidratos, como o glicogênio e o amido. O produto formado, que recebe o nome de bolo alimentar, é então encaminhado para o esôfago, passando pela faringe.

Faringe e esôfago

Após os processos ocorridos na boca, o alimento passa então pela faringe, que o direciona para o esôfago. O esôfago é basicamente um canal, que tem a finalidade de levar o alimento até o estômago. Para que tal processo ocorra, o esôfago realiza movimentos peristálticos, levando o bolo alimentar para o estômago e misturando o alimento com o suco digestivo.

Estômago

No estômago, o suco gástrico, altamente ácido, mata as bactérias, além de desnaturar as proteínas e também iniciar a digestão de alguns lipídeos. O bolo alimentar que chegou ao estômago, misturado ao suco gástrico, recebe o nome de “quimo” e é então direcionado para o intestino delgado.

Intestino delgado

intestino delgado é onde ocorre a maior parte do processo digestivo, ajudado por outros órgãos importantes. Além disso, o intestino delgado é dividido em três diferentes seções: duodenojejuno e íleo.
No duodeno, ocorre a transformação das proteínas em aminoácidos, com o auxílio do suco intestinal. Além disso, alguns dissacarídeos também são digeridos, devido a presença de enzimas ao longo do intestino. Ainda no duodeno, o suco pancreático, em conjunto com a bile (que é produzida pelo fígado) emulsiona e transformam os lipídeos, principalmente em ácidos graxos e glicerol, além de realizar a neutralização da acidez proveniente do quimo.
No jejuno e íleoencerra-se a digestão, através do suco intestinal e enzimas presentes nessa região. Também é nesta parte que são absorvidos os nutrientes, que por sua vez são lançados no sangue, com o auxílio de microvilosidades. O alimento agora recebe o nome de “quilo” e é direcionado para o intestino grosso.

Final do sistema digestório: Intestino Grosso

O intestino grosso, que é dividido em cecocólonreto e ânus, tem como função realizar a absorção de água e sais minerais, direcionando a parte que não foi digerida para o reto, para que possa ser eliminado pelo ser humano.
Desta maneira, estudamos resumidamente qual é o processo do alimento ao passar pelo nosso sistema digestório. 

Fonte: Infoenem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Material de estudo e pesquisa do 3º trimestre disponíveis!

Material de estudo e pesquisa do 3º trimestre disponíveis!  

Conheça os Biomas Tundra, Taiga e Floresta Temperada

Na postagem a seguir vamos estudar sobre os biomas . Este assunto de Biologia, além de importante para a realização do Enem, é interessante também para o nosso dia a dia, já que fazemos parte de algum bioma específico! Vamos entender o que é um bioma, além de estudar sobre alguns dos 7 tipos de biomas terrestres existentes. Os biomas são definidos como uma grande unidade da biosfera , sendo um grande conjunto de vida vegetal e animal, os quais podem ser identificados com condições de geologia e clima semelhantes, que resultam nos mesmos processos de formação da paisagem e, consequentemente, na mesma fauna e flora nos dias atuais. Assim, os biomas são entendidos como o agrupamento de espécies animais e vegetais que vivem nas mesmas condições de clima e solo . Cada classificação leva a um número de biomas diferentes, já que sua definição é ampla e permite as mais variadas classificações. Porém, a mais utilizada divide os biomas em 7 diferentes tipos: Tundra, Taiga, Flore...

DIFERENÇA ENTRE LATITUDE E LONGITUDE

O conteúdo que veremos a seguir é frequentemente cobrado em exercícios de geografia no Enem. Estes dois conceitos, diversas vezes acabam sendo confundidos, uma vez que apresentam nomes relativamente semelhantes. Com isso, preparamos este artigo para sanar as dúvidas referentes a latitude e longitude , evidenciando a diferença entre eles. Antes de falarmos sobre os dois conceitos, vamos definir as linhas de referência que utilizaremos. A primeira delas é a linha do Equador . A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a terra em dois hemisférios, o hemisfério Norte (também denominado setentrional ou boreal ) e o hemisfério Sul (conhecido também como meridional ou austral ). Além desta linha, a principal e central, temos mais quatro paralelos importantes: o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico (presentes no hemisfério Norte) e o trópico de Câncer e o círculo polar Antártico, que estão localizados no hemisfério Sul. Porém, como estes paralelos não serão i...